quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Beach Tennis, um esporte democrático



Fabio Nutini


Conheça mais sobre Fabio Nutini, jogador da categoria Master, que incentivou a pratica da nova modalidade no Clube Esperia.



Durante as férias de verão, o momento é de aproveitar a praia e o calor. Mas, já pensou em curtir tudo isso e ainda praticar uma atividade física divertida e que ajuda a manter a forma?  É por isso que beach tennis vem ganhando cada vez mais espaço. Desde 2008 no Brasil, o número de praticante da nova modalidade aumenta a cada ano. E além daqueles que praticam o esporte apenas por lazer, há também os que aproveitam para disputar torneios. É o caso do arquiteto paulistano, Fabio Nutini, de 57 anos. Depois de jogar tênis por 10 anos, ele resolveu entrar com tudo no beach tennis, alcançando o pódio em quase todos os torneios de Masters que disputou e conquistando mais de 10 títulos no novo esporte. 

Fabio Nutini e Fabio Gonçalves no toneio de Porto Seguro 2014

Nutini conheceu o beach tennis em 2009, quando foi morar no Rio de Janeiro. “Estava morando no Rio a trabalho e adorava correr na praia. Um dia vi algumas pessoas jogando beach tennis na praia de Ipanema e aquilo me chamou a atenção. Então, um dos jogadores, Gian Luca Padovan (na foto abaixo, um dos pioneiros deste esporte no Brasil, que jogava na Itália antes do beach tennis aparecer por aqui), que me viu olhando o jogo, percebeu a minha meia suja de saibro e logo imaginou que eu jogava tênis. Por isso, me convidou para experimentar o beach tennis. Eu adorei e comecei a jogar todas as noites em Copacabana”, lembrou.

Gian Luca Padovan no Rio de Janeiro

Mas, em 2010, Nutini voltou para São Paulo e resolveu trazer o beach tennis para o Clube Esperia, ao lado de seu amigo José Roberto Muro. Eles incentivaram várias pessoas a entrarem para o esporte, já que Nutini era sócio há 20 anos e conhecia muita gente. “Eu trouxe as raquetes e as bolas do Rio, então começamos a jogar no Esperia. Em outubro de 2010, ia ter um torneio em Caraguatatuba e resolvi me inscrever com um amigo do clube, o Fabio Gonçalves. Também participaram do torneio minha esposa, a Ana e a esposa dele, a Lorise. Todos adoraram e resolvemos começar a treinar por aqui,” contou.

Depois disso, a equipe do Esperia não parou de crescer e melhorar. O clube ainda possui uma dupla que joga profissional, formada por Janaína Armani e Luciene Muro, top 60 do mundo, além de outros jogadores avançados. “Começamos a treinar nas quadras de futevôlei até conseguirmos nossas próprias quadras de beach tennis em 2014. Desde o início, montamos uma equipe muito vitoriosa, principalmente nas categorias Masters e há três anos temos um departamento bem estruturado, comandado por Adriano Armani”, explicou Fabio Nutini.


Fabio e Adriano Armani, vice-campeões em Aruba 2013

Além de ter voltado às competições, já que costumava jogar os torneios de tênis, Nutini ressalta os benefícios físicos e mentais da nova modalidade. “O beach tennis me ajuda a lidar com o stress do trabalho, além de ficar com um bom condicionamento físico. Também consigo ser competitivo, mesmo com mais de 50 anos. E graças ao esporte, me preocupo em fazer musculação e exercícios funcionais para conseguir ficar bem em quadra e correr na areia. O fato de eu ter jogado tênis também facilita na parte técnica da execução dos golpes e para ter calma nos momentos importantes das partidas”.

Fabio Nutini nas quadras do Esperia

“Mas, o que eu mais gosto do esporte é de poder estar com meus amigos. Treinamos e viajamos juntos para os torneios, que sempre são em locais bonitos e agradáveis. O beach tennis me deu a alegria de ter formado um grupo unido e vencedor aqui no Clube Esperia. E também por ser um esporte democrático, que pode ser praticado por todos”, finalizou.

Equipe do Esperia com troféus num torneio ITF G3

Nenhum comentário: