terça-feira, 28 de julho de 2015

Campeões do Circuito Escolar e Universitário treinam e estudam em Barcelona



Campeões do Circuito Escolar Universitário 2015/ Foto: Academia Sánchez-Casal


Espanha, verão europeu, calor de 34 graus. Enquanto no Brasil fazia aquele friozinho tradicional de inverno, um grupo de jovens tenistas aproveitou as férias escolares de julho para treinar e estudar na Academia Sánchez-Casal, em Barcelona, por duas semanas. Este foi o prêmio dado para 32 jogadores brasileiros que venceram o Circuito de Tênis Escolar e Universitário, apresentado pelo Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. 

Vista da Academia Sánchez-Casal

O torneio, organizado pelo Instituto Sports, foi disputado em quatro estados, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná nas categorias 12, 14 e 18 anos, e universitária. Os campeões do Circuito Escolar e Universitário puderam vivenciar experiências em uma das melhores academias do mundo, em que já treinaram Andy Murray, Daniela Hantuchova e Svetlana Kuznetsova, além de estudar idiomas e conviver com pessoas de diversos países.

Andy Murray treinando na Academia Sánchez-Casal

Os tenistas brasileiros chegaram em Barcelona num domingo, dia 12 de julho. Depois de 11 horas de voo direto com a Singapore Airlines, saindo de São Paulo, no final da tarde do mesmo dia, eles já estavam na academia batendo bola para que os treinadores pudessem separar todos em grupos, de acordo com o nível e idade.

Rafael Barcelos

Os treinos na Sánchez-Casal são puxados. De manhã, são duas horas de treino de quadra, duas de preparo físico e mais a aula de idiomas, que pode ser de inglês ou espanhol, de acordo com a escolha do atleta. À tarde, mais treino. Duas horas de quadra e geralmente mais uma hora de preparo físico. 

André Russo

Os dormitórios femininos e masculinos são separados na academia com uma distância considerável, em torno de 300 metros. As meninas se hospedam na residência, que é um prédio com vários quartos e os banheiros ficam no corredor. Meninos de cerca de 10 ou 11 anos, às vezes também ficam junto com as meninas neste local. 



Já os meninos ficam nos bangalôs, do outro lado da academia, perto da administração. Os quartos possuem banheiro, mas o chuveiro fica separado. Não é permitida a presença das meninas nos quartos dos meninos e vice-versa. Há monitores da academia nos dormitórios para ajudar em qualquer problema e para fazer a conferência dos atletas à noite, de quem está no quarto. Às 22h, todos devem estar em seus dormitórios. Um alarme é acionado à meia noite, caso alguém queira sair ou chegar depois desse horário fica complicado... 

Os treinos de quadra são muito focados em exercícios de movimentação para o desenvolvimento do jogo dos atletas. Os treinadores estimulam os jogadores a se movimentarem da forma correta o tempo todo. A academia possui 13 quadras de saibro, 12 rápidas e duas de grama sintética.

Carol Oliveira

Lá na academia não tem espaço para preguiça. Os jogadores não podem faltar nos treinos, a não ser com uma liberação do fisioterapeuta, por motivo de doença ou contusão.

A parte física possui exercícios de prevenção de lesões necessários para todos os tenistas e os preparadores trabalham também muita movimentação e fortalecimento. São utilizados medicine balls, TRX, sigla de Total-body Resistance Exercise (que significa Exercício de Resistência do Corpo Inteiro), exercícios específicos para o tênis com elásticos, alongamentos dinâmicos e muitos abdominais. 

Erika Cheng

A alimentação saudável dos atletas está garantida na Sánchez-Casal. Saladas e pratos quentes são disponibilizados para os tenistas, dentro de uma dieta balanceada. Carnes brancas, massas, batatas, legumes e frutas podem ser facilmente encontrados no refeitório.



Mas, também dá para sair um pouco da academia. Os passeios em Barcelona não foram deixados de lado. A Sánchez-Casal levou os campeões do Circuito Escolar Universitário para o Camp Nou (Estádio do Barcelona), Parque de diversões, Port Aventura (com montanha russa, splash, etc), para fazer compras no Shopping e à praia. Os passeios são feitos às quartas-feiras à tarde, sábados e domingos. Além de treinar muito, deu para todo mundo se divertir também!

Visita ao Camp Nou

E para ajudar todos esses tenistas brasileiros, quatro monitores embarcam com o grupo. Este ano foram Lia Benthien, Renata Dias, Filipe Sarracine e Caio Dias. De acordo com a avaliação dos coordenadores, o grupo de 2015 aproveitou da melhor forma possível essas duas semanas de treino e estudos. Parabéns a todos!

Nenhum comentário: